quinta-feira, 25 de março de 2010

REUNIÃ0 DE PROFESSORES


CONVOCAMOS OS PROFESSORES DA REDE ENVOLVIDOS COM O ENSINO RELIGIOSO E FORMAÇÃO HUMANA, PARA UMA REUNIÃO NO DIA 25/03, ÁS 14H NO AUDITÓRIO DO ITEC.

Um comentário:

  1. O encontro específico da disciplina Ensino Religioso, com ênfase na Formação Humana, proposto nesta data, foi motivo de muita alegria para nós, membros da Equipe. Um pós-encontro, diríamos, realizado posteriormente à Formação em Rede, em fevereiro passado, com os seus desafios e possibilidades.
    Deste encontro, destacamos alguns aspectos que apontam a caminhada percorrida até então, considerando os “passos” e “des-compassos”:

     Pontualidade dos participantes do encontro,
     Interação entre os professores no momento de chegada – espaço da sala de estudos do ITEC – favorecendo um ambiente propício para o encontro;
     Presença significativa em número e participação, dos professores de 1º ao 5º ano, com os quais tivemos pouco contato no ano de 2009;
     “Reorganização” e conquista por parte de alguns professores, do 6º ao 9º ano, os quais conseguiram junto à Equipe gestora da Escola, assumirem integralmente a respectiva carga horária da disciplina;
     Ausência, por outro lado, de muitos professores que freqüentavam com certa regularidade os encontros de formação e que não tem mais participado o que nos interpela a alguns questionamentos: qual a razão? perderam o entusiasmo? fizeram opção por outra disciplina? não têm permissão de ausentar-se para a formação? etc...

    Após as boas vindas, foi desenvolvida uma dinâmica com a música Cada Irmão, de Bob Marley e versão interpretada por Osvaldo Montenegro. Este momento permitiu que os professores partilhassem seus sentimentos em relação ao conteúdo da letra desta música, destacando-se alguns aspectos relacionados às culturas, a diversidade das crenças e das raças, a inclusão, ao mundo sem fronteiras, a flexibilização do modo de ver cada tradição religiosa, entre outros.
    No diálogo estabelecido no grande grupo foram suscitados dois questionamentos:

    • Onde se percebe o Sagrado no texto desta canção?
    • Qual a relação entre o Sagrado e o trabalho? (1º eixo pedagógico do Projeto Cidade).
    As respostas às questões apresentadas, evidenciaram esta presença nas várias divindades, na natureza, nos diferentes irmãos de outras religiões e se ressaltou também a valorização do trabalho na ação do compositor e do intérprete da música “Cada Irmão”. Um professor afirmou: “... é impossível trabalhar sem considerar a realidade do Sagrado presente em nossas vidas e na musicalidade; a diversidade é evocada pela mesma de uma forma muito expressiva”.
    Na apresentação do Projeto Cidade foi enfatizado a realidade da cidade como lugar de ser e de fazer na diversidade, no entrelaçamento das relações dialógicas. Percebemos, também, a necessidade de contextualizar o processo da globalização para além da questão econômica.
    No desenvolvimento do Projeto, foram pontuados alguns conceitos e partilhados na plenária, destacando-se alguns aspectos a fim de serem não só teorizados, mas sobretudo, vivenciados no cotidiano, o que se apresenta como um grande desafio. A exemplo, citamos: a alteridade, ou seja, o exercício de refletir a partir do outro, ressaltado por um professor; a amorosidade, aceitando o outro como ele é; a “regra de ouro”, expressa na arte de amar, realidade presente em todas as religiões. Tais conceitos necessitam de serem experimentados a partir das relações familiares e sociais, as quais são refletidas na escola.
    A fala de um professor ressaltou a preocupação com a verticalização do Projeto, o risco de engessamento e a falta de liberdade do educador em fazer outras intervenções. No diálogo estabelecido, foi ressaltado a importância do Projeto político-pedagógico da Rede, a fim de nortear o percurso. Todavia, este deve ter abertura para adequação à realidade local.

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