segunda-feira, 26 de abril de 2010

II FÓRUM de ENSINO RELIGIOSO de CARUARU e REGIÃO


Convidamos os professores de Ensno Religioso ou coordenadores da área, para participarem do II FOPERCARE - FÓRUM de ENSINO RELIGIOSO de CARUARU e REGIÃO.
O tema será "OS PARÂMETROS DO ENSINO RELIGIOSO EM DIÁLOGO"
DIA - 29 DE ABRIL;
HORÁRIO - 14h
LOCAL - NOVA SEDE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTES, JUVENTUDE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CARUARU (ANTIGA FIAT)

3 comentários:

  1. Parabéns pelo evento !!!
    Sérgio Junqueira

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  2. Muito boa a temática considerando a constante busca do fazer pedagógico deste ensino.
    Parabéns!


    Ângela Holanda

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  3. Iniciamos o encontro revisitando o I Fórum de Ensino Religioso, fazendo memória com imagens e o objetivo deste momento, seguido de um Momento Orante com fragmentos de orações de várias Tradições Religiosas, onde cada um foi convidado a se colocar lendo os textos.
    Participaram 39 professores/supervisores, principalmente professores do 1º ao 5º ano e da Zona Rural. Vimos isso como uma resposta positiva, comparado ao I Fórum.

    O texto dos Parâmetros Curriculares de Ensino Religioso foi dividido para sete grupos de estudo. Houve o momento de leitura, reflexão e discussão em torno da nova abordagem do Ensino Religioso e logo após ocorreu a partilha. Antecedendo a este momento, foi projetado o filme: “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos “(MEC/SEDH) para complementar a leitura do texto.
    Na partilha, destacou-se a necessidade de criar relacionamentos para melhorar os comportamentos, através do diálogo entre professor e estudante/ professor e professor. Comportamento não cria relacionamento, mas relacionamento cria comportamento.

    Um professor evidenciou que a “construção do conhecimento religioso se dá a partir dos questionamentos sobre o sentido da vida e da busca do transcendente na dura realidade das periferias da cidade”.
    Outro professor afirmou que: “o professor de Ensino Religioso precisa impactar/ousar. O mundo, hoje em dia, também educa. Os nossos estudantes estão em contato com várias informações através das mídias. A Escola precisa humanizar estas informações”. Complementando esta fala, outro participante afirmou que “deve, porém, coerência dentro da escola (escola e professor). Negar o mistério provoca o caos. Por isso, o professor precisa ser conhecedor do assunto, ser um pesquisador. As aulas dialogais se tornam mais interessantes, contextualizadas”. Deste modo, compreendemos que quando o aluno quer saber algo que o professor não domina, este não deveria ficar constrangido em pesquisar e trazer a resposta em outro momento. Observou-se que o paradigma da Formação Humana está presente em todas as Áreas do Conhecimento e não está restrito à disciplina de Ensino Religioso.

    Houve a sugestão de que os encontros de formação se realizassem nos três turnos para que fosse possibilitada a presença daqueles que trabalham em mais de uma Rede, bem como, disponibilidade de transporte para os professores chegarem ao local (Secretaria de Educação, Esportes, Juventude, Ciência e Tecnologia), especialmente para aqueles que vêm direto de Escolas da Zona Rural.

    Não obstante o pouco tempo avaliamos o II FOPERCARE como um momento bastante positivo e relevante, pois, tivemos a oportunidade de compartilhamento (concepções, vivências, reflexões e práticas) as quais nos ajudam em nossas interações .


    Caruaru, abril de 2010

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